Receitas práticas de papinhas para seu bebê até de 1 ano de idade

Sempre é importante saber algumas receitas de papinhas no complemento da alimentação do seu bebê. A recomendação é que bebês façam amamentação exclusiva materna até 6º mês de vida. No entanto, antes de qualquer decisão a ser tomada, é melhor antes conversar com o pediatra para se informar se o seu bebê pode iniciar com a papinhas antes desse período.

Para começar, deve-se dar apenas as chamadas papinhas doces, que são feitas a partir de frutas de fácil digestão e sem casca, como maçã, pera e mamão. Em seguida vem a fase das papinhas salgadas, feitas com legumes e posteriormente fortificadas com carne, peixe e frango.

Papinha Doce de Maçã ou Pera

Pode-se utilizar maçãs vermelhas ou verdes, desde que bem lavadas e frescas. Para dar ao bebê, só é preciso dividir a maçã ao meio ou em 4 partes, retirar as sementes e o talo central e ir raspando a polpa da fruta com uma colher pequena.

Deve-se raspar até chegar próximo à casca, lembrando de tomar cuidado para que não fiquem pedaços grandes da fruta na colher e nem pedaços da casca.

Papinha Doce de Banana

Para esta esta papinha ao bebê só é preciso amassar bem uma banana pequena com um gargo, até que ela fique bem cremosa e sem grumos.

As bananas verdes prendem o intestinos, enquanto as maduram permitem a formação normal das fezes. Além disso, a banana maçã também tende a causar prisão de ventre, podendo ser usadas em casos de diarreia, enquanto a banana nanica acelera o trânsito intestinal.

Papinha Salgada de Batata e Abobrinha

Deve-se iniciar as papinhas salgadas apenas com 1 ou 2 legumes, sem adicionar carnes ou grãos como feijão e ervilha. A abobrinha é um ótimo vegetal pois contem muita água e é fácil de digerir.

Ingredientes:

  • 1 batata inglesa pequena
  • ½ abobrinha

Modo de preparo:

Lavar bem a batata e a abobrinha, descascar e cortar em cubos, levando para cozinhar em fogo médio com água filtrada. Verificar com o garfo se os legumes estão cozidos, retirar do fogo e colocar no prato, amassar bem com o garfo para ficar em forma de purê antes de dar para o bebê.

Se for a primeira refeição salgada, também pode-se passar os ingredientes cozidos por uma peneira exclusiva para os alimentos do bebê, para se certificar de que não ficam grumos de comida que podem causar engasgos.

Papinha Salgada de Batata doce

Na segunda semana de alimentação complementar, pode-se iniciar a adição de caldos naturais de carne nas papinhas dos bebês.

Ingredientes:

  • 1 batata doce pequena
  • ½ beterraba
  • Caldo de carne cozida

Modo de preparo:

Cozinhar cerca de 100 g de carne magra, como músculo ou coxão mole, temperando apenas com um pouco de ervas frescas, como alho, cebola e cheiro verde, sem adicionar sal. Lavar e descascar a batata doce e beterraba, cortar em cubos e levar para cozinhar até ficarem bem macias.

Amassar os legumes com o garfo ou passar pelo liquidificador sem misturar, para que eles fiquem separados no prato e a criança aprenda a identificar os diferentes sabores. Adicionar uma concha pequena do caldo da carne no prato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *